Dolce Aroma - Café gourmet

 

Rodrigo Branco Peres, um dos sócios do Café do Centro, empresa pioneira em torrefação gourmet no Brasil, observava uma pequena área na propriedade onde se produz alguns dos grãos que comercializam, em Araxá, Minas Gerais, quando um fato raro lhe chamou atenção: uma única porção de cerejas da variedade Catuaí Amarelo apresentava tamanho e qualidade incomparáveis.

Por definição, cafés com grãos uniformes, sem defeitos e produzidos em um terroir peculiar são considerados especialíssimos e, normalmente, ganham classificações minuciosas feitas por peritos. São festejados todas as vezes que chegam ao mercado.

Na hora da seleção, mais uma surpresa: os tais grãos robustos tinham medida um ponto abaixo da classificação máxima (de 8 a 20, feita de acordo com o tamanho da trama das peneiras que selecionam os grãos). Nascia ali o Peneira 19, a mais nova joia do mercado de cafés do Brasil.

"O clima do cerrado mineiro é constante, a plantação não sofre com mudanças bruscas e a baixa produção da mesma variedade fez a concentração da seiva elaborada ser melhor distribuída entre os poucos grãos. Por isso, eles são maiores e uniformes", explica Rodrigo. Ele destaca também a boa presença de açúcares naturais, facilmente percebidos pela sua doçura intensa e aroma caramelizado na xícara. "Isso é resultado do terroir", comemora.

Para o que é bom ficar ainda melhor, sem perder as características nobres que os grãos apresentavam desde a colheita, foi preciso multiplicar a atenção na hora da torra. "Levamos quase o dobro de tempo para torrar o Peneira 19. Os grãos são maiores e mais delicados e precisavam ser tratados com muito carinho", comenta o empresário.

Na boca, o resultado é surpreendente. Na degustação é possível notar que os perfumes sobressaem e o sabor revela as notas de caramelo com acidez baixa, num corpo cremoso, com o final persistente. De fato, um belíssimo café.

Você pode encontrar essa joia nos melhores restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo, como Forneria San Paulo, Dressing e Ecco.

Já em Cuiabá, essa beleza está disponível para os paladares mais exigentes na Padaria do Moinho e é fornecido com exclusividade pela Dolce Aroma Café.

Serviços: Dolce Aroma – Rua Alexandre Barros, 1730, Chácara dos Pinheiros, Cuiabá, MT, (65) 3358-4834 – www.dolcearomacafe.com.br

 

 

Tipos de Café

Grãos de cores, aromas e sabores diferentes compõem uma variedade de tipos de café para todos os gostos.