Destaque magazaine

Matéria

COMO IDENTIFICAR E TRATAR A INFLAMAÇÃO DO NERVO CIÁTICO

4 de maio de 2020

 

O nervo ciático é o maior do corpo humano. Formado por várias raízes, ele se inicia no final da coluna vertebral, passando pelos glúteos e pela parte posterior da coxa. Quando chega ao joelho, se divide entre tibial e fibular comum, continuando seu caminho até os pés. Nesse trajeto todo, ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico.

 

Quando existe compressão ou inflamação desse nervo, surge a dor ciática. Os principais sintomas são incômodo intenso no fundo das costas, no glúteo ou nas pernas – além da dificuldade em andar e manter a coluna ereta. Nesses casos, é importante procurar um especialista para orientações sobre o tratamento adequado.

 

Muitas vezes, esses sintomas estão associados a alterações na coluna, como hérnia de disco. Por essa razão, quando surgem os primeiros sinais do problema é muito importante consultar um profissional especializado que irá realizar testes específicos, além da análise de exames de imagem e do histórico do paciente para avaliar se algo está comprimindo o nervo, dando origem ao desconforto.

 

 

COMO SABER SE É DOR CIÁTICA?

 

O diagnóstico pode ser feito com base nos sinais e sintomas apresentados. Os testes para confirmar a compressão do nervo ciático deve acontecer no consultório. Se houver dor ou sensação de formigamento, pode indicar compressão ciática. Caso tenha também algum incômodo na outra perna, isso indica um problema maior, como uma hérnia de disco extrusa.

 

Os exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia, serão úteis para avaliar a coluna, ajudando a identificar o que está comprimindo o nervo. Caso a coluna esteja saudável e sem alterações, a causa pode ser somente muscular ou da fáscia, assim o tratamento é mais simples.

 

TRATAMENTO

 

Na maioria dos casos, o tratamento da inflamação ou compressão do nervo ciático envolve a realização de sessões de fisioterapia com aparelhos que reduzem a dor e a inflamação. Também devem ser realizados exercícios de fortalecimento e técnicas manuais para mobilizar e realinhar a coluna, melhorando a irrigação sanguínea do local, normalizando o tônus dos músculos do glúteo e da perna.

 

A Franquia Doutor Hérnia oferece um tratamento especializado para hérnia de disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral. Com uma avaliação detalhada, conseguimos chegar a um diagnóstico cinesiofuncional preciso do problema, evitando cirurgias da coluna em mais de 95% dos casos. 

 

 

Dra. Vanessa C. Zanchi
Fisioterapeuta Responsável CREFITO/176179-F 


Av. Brasília, 1224, Jardim das Américas, Cuiabá, MT
Fone: (65) 3365-2281 / 99698-2070 WhatsApp