Destaque magazaine

B2B Clube

SANTÔ ORIENTAL

25 de março de 2020

Foto: Gilberto Galdino

 

O Empresário e chef conta um pouco sobre as novidades que serão destaques na casa.

 

Desde a década de 80 a culinária japonesa vem desbravando o mundo com seus sabores, cuidados na apresentação dos pratos e técnicas apuradas na preparação dos alimentos. Por ser uma comida leve, à base de peixes e frutos do mar, ela conquistou o coração dos cuiabanos. Não por acaso existem dezenas de restaurantes japoneses espalhados pela cidade. Tem desde buffets a quilo, passando pelos orientais clássicos e indo até os contemporâneos. Localizado no Bairro Jardins das Américas e no Shopping Estação Cuiabá, o restaurante Santô Oriental, do chef e empresário Nilvo Salvatori, é referência na comida japonesa contemporânea na cidade.

 

No ramo desde 2009, Nilvo comenta que prefere esta linha por proporcionar mais “liberdade” e desafios. “A culinária contemporânea está em constante crescimento, se reinventa a cada dia. Os chefs estão sempre buscando maneiras inovadoras para encantar o seu público, utilizando técnicas e ingredientes de outras culturas para a elaboração de novos pratos, fazendo deste tipo de culinária uma cozinha que está em constante movimento. Gosto muito dessa liberdade que o estilo contemporâneo traz, pois acaba sempre gerando novos desafios”, comenta.

 

Não por acaso o Santô traz novidades para este segundo semestre. O restaurante investe em pratos da “culinária nikkei” em seu novo menu. Para quem ainda não conhece, a culinária Nikkei é a fusão da culinária oriental com a culinária peruana.

 

“A cozinha peruana é a que mais cresce no mundo atualmente. O Peru foi eleito pelo sétimo ano consecutivo como ‘o melhor destino gastronômico do mundo’ e a culinária Nikkei tem sido uma das maiores propulsoras deste sucesso. Ela nasceu através dos imigrantes japoneses que desembarcaram no Peru no início do século passado e que então começaram a utilizar as suas técnicas e seu cuidado no preparo dos alimentos, misturando ingredientes da sua terra natal com ingredientes locais, gerando um fusão que foi batizada de ‘culinária Nikkei’. Nos últimos anos este conceito ganhou força e tem conquistado o mundo”, destaca o empresário.

 

“A culinária Nikkei abre um leque muito grande de possibilidades, pois contempla toda técnica utilizada nos pratos frios e quentes japoneses, com seus diversos tipos de pescados, cogumelos, temperos, com a técnica e ingredientes peruanos, que também usa muito frutos do mar, passando por ingredientes amazônicos, andinos e incas, com uma infinidade de vegetais, tubérculos, grãos e cereais, produtos muito ricos em sabor e nutrientes como a quinoa, dezenas de espécies de batatas e milhos, passando pelos ajis (pimentas), frutas e outras dezenas de ingredientes e temperos fornecidos pela rica flora peruana”.

 

Dentre as novidades presentes no menu, o empresário destaca a entrada dos Tiraditos, uma nova carta de Ceviches, a inserção de novas entradas e pratos quentes com toques nikkei, novas opções de sushis e sashimis contemporâneos, como os niguiris de atum com creme de aji amarillo, gunkan de salmão com gema de ovo de codorna trufado, sashimis de polvo com creme de azeitonas roxas e veiras gratinadas na manteiga de garrafa e queijo parmesão. Ele destaca também uma couve-flor gratinada, que é assada inteira, servida em um prato com creme de ervas e molho branco e um tartare de atum com quinoa crocante, servido em um avocado grelhado.

 

Outros destaques mencionados pelo empresário são os novos drinks com pisco (bebida tradicional peruana) e os pratos “Roleta Russa” e o “Combinado Vegano”. O empresário comenta: “A Roleta Russa é uma criação para trazer interação e diversão à mesa. Vem uma porção de sushis contemporâneos em um prato giratório e um shot de drink no centro, os clientes giram o prato, cada um come o sushi que estiver a sua frente e quem comer um sushi carregado com wasabi (tempero japonês com forte poder picante) vira o shot”.

 

“Já o combinado vegano é um dos nossos destaques porque é um produto direcionado ao publico vegano/vegetariano, que é um público que cresce a cada dia e muitas vezes quer degustar os sabores da culinária oriental, mas acaba ficando limitado à falta de opções que o mercado oferece”, diz Nilvo.

 

Outra novidade é o happy hour na unidade do Jardim das Américas onde o restaurante disponibilizará, entre as 18 e 20h30, um menu exclusivo para o horário e drinks em dobro. O restaurante abre de segunda a segunda das 18 às 23h30.

 

Fotos: Gilberto Galdino

       

 

       

 

       

 

       

 

       

 

       

 

       

 

 

 

Rua Buenos Aíres, 452 – Jardim das Américas, Cuiabá – MT
(65) 99972-4004
@santooriental